segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tratado de Versalhes


 Representantes dos países vitoriososos da Primeira Guerra debatendo pontos do Trat. de Versalhes
       Ao fim da Primeira Guerra Mundial as nações vitoriosas da guerra se reuniram no Palácio de Versalhes, na França. Após seis meses de discuções foram elaborados vários pontos,Esse tratado estabelecia que a Alemanha era a única culpada pela guerra e deveria, dentre outros:
  •       Restituir a Alsácia e a Lorena à França; - ceder as minas de carvão do Sarre à França por um prazo de 15 anos
  •       Ceder suas colônias, submarinos e navios mercantes à Inglaterra, França e Bélgica
  •       Pagar aos vencedores, a título de indenização, a fabulosa quantia de 33 bilhões de dólares
  •       Reduzir seu poderio bélico, ficando proibida de possuir força aérea, de fabricar armas e de ter um exército superior a 100 mil homens. 
      Ao analisarmos o que foi estabelecido pelas nações vitoriosas no Tratado de Versalhes percebemos o caráter revanchista do mesmo. O Tratado nunca foi aceito pelo povo alemão, que o achou extremamente duro e humilhante, o sentimento de revanche vai ficar adormecido por algum tempo, porém com a ascenção de Hitler esse sentimento foi trazido à tona e acabou culminando com a Segunda Guerra. 
      Por esse motivo os historiadores acreditam que a Segunda Guerra Mundial foi uma continuação da Primeira Guerra, pois os assuntos da primeira não foram totalmente resolvidos.

Curiosidade: Só em Setembro de 2010 o governo alemão terminou de pagar as indenizações referentes à Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário